25 de ago de 2010

RECEITA DE CREPE SUÍÇO ou CREPE NO PALITO



Quem me conhece sabe que trabalho com equipamentos de cozinha industrial e equipamentos de gastronomia em geral, esta época do ano é muito procurado essa máquina de crepe suíço, por ser um equipamento um pouco leve, pequeno , dá para trabalhar em festas de rua, shopping, feiras, festas de aniversário, festas de 15 anos, temáticas, lanchonetes etc... é uma ótima opção para quem quer começar um negócio, fácil, barato e lucrativo e com um produto muito gostoso e de ótima aceitação. Eu tenho em casa uma prensa tipo aquelas de misto quente que se pôe na boca do fogão... mas esta é de crepe no palito, fica igualzinho os feitos na máquina, mas só dá para casa, pois não dá vazão para vender. Tenho recebido muitos emails pedindo esta receita, então passo a receita original que vem na máquina. Aproveitem, a criançada adora e os adultos ... hummmmm nem se fala. Delícia... bjinhos!!!

A quantidade é para vender, se quizer fazer menos é só reduzir a receita, qualquer dúvida deixe um comentário que passo a receita reduzida.

 

Receita  I
Ingredientes -

Rendimento: Aproximadamente 7 litros (175 crepitos)


  • 16 Ovos
  • 4 Colheres (Chá) Sal
  • 16 Xíc. (chá) Farinha de Trigo
  • 8 Colheres (Chá) Fermento
  • 12 Xíc. (Chá) Maizena
  • 3 Litros Água
  • 20 Colheres (Sopa) Queijo Ralado Parmesão  (se a massa for salgada)
  • 8 Colheres (Sopa) Açúcar
  • 24 Colheres (Sopa) Leite em Pó

- Misturar em um recipiente todos os ingredientes secos, acrescentando em seguida os ovos (claras e gemas). Misturar adicionando simultaneamente água, de preferência gelada, até obter uma massa pastosa e absolutamente uniforme (batedeira ou liquidificador).

Armazenamento

- Colocar em recipiente plástico de boca larga com capacidade máxima de 2 litros (mantenha-o sem tampa na geladeira). Para transportar, manter fechado. Utilização da massa

- Usar caneca com "bico", de aproximadamente 500ml para despejar a massa nas cavidades e evitar alterações na qualidade. Manter o recipiente com massa resfriado na geladeira ou em isopor com gêlo, deixando fora somente a quantidade para consumo (3 horas). Recheios recomendados

- Salsicha, queijo com presunto ou com goiabada, provolone, doce de leite e chocolate. Quando rechear com queijo e goiabada, esta deverá ficar no meio, para não escorrer no palito quando aquecida.

 


Receita  II


Rende 150 unidades
Ingredientes:

  • 16 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 12 xícaras (chá) de maisena
  • 8 colheres (chá) de fermento em pó
  •  8 colheres (chá) de sal
  •  4 colheres (sopa) de açúcar
  • 16 ovos
  • 3 litros de leite


Misture os ingredientes secos, peneirando-os. Adicione, aos poucos, os ovos previamente batidos numa vasilha (não esqueça de passa-los por uma peneira para remover a película que dá cheiro forte ao ovo). Acrescente o leite devagar, até formar uma massa de consistência cremosa, porém fluida. Misture tudo com uma colher de pau. Leve à batedeira ou ao liquidificador, para dissolver possíveis pelotas.


Ligue a máquina de crepe ajustando-a na temperatura de 260ºC. Quando a luz apagar, indica que atingiu a temperatura ideal. Com a massa já pronta (e os recheios cortados e espetados no palito), despeje a massa nas cavidades, preenchendo-as.

Em seguida e rapidamente, antes que a massa comece a assar, coloque o espeto de queijo sobre a massa e gire-o até que fique todo recoberto. Feche a tampa da máquina. Aguarde cerca de um minuto antes de abrir a tampa. Verifique se os crepes estão dourados. Caso contrário feche a tampa novamente. Abra a tampa e corte os crepes com uma faca separando-os das cavidades. Sirva ainda quente.

Para fazer crepe de chocolate, despeje a massa nas cavidades, coloque o espeto e despeje um pouco mais de massa.


Dicas:

1) A cada nova produção de crepes limpe os resíduos da massa na máquina, retirando-os delicadamente com uma colher.

2) Para fazer recheio de chocolate ou de doce de leite (ambos em barra), coloque-o sobre a massa com o palito e despeje mais massa por cima, apenas o suficiente para cobri-lo. Os outros recheios não necessitam de uma camada adicional de massa.

3) Se quiser incrementar o crepe de queijo, salpique orégano sobre ele antes de fechar a tampa. O tempero dá um sabor especial.

4) Compre sempre farinha e maisena de boa qualidade e evite usar farinha que já contenha fermento: o resultado não é bom.

5) A massa de crepe serve para os recheios doces e salgados. Não diminua a quantidade de açúcar indicada na receita. Ele vai ajudar no crescimento da massa.

6) Você pode fazer massa mais fina ou mais consistente. Para uma massa mais fina troque 250ml de leite por 250ml de água.


 







36 comentários:

Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Nossa..eu amo crepe...rs
Esse fim de semana farei a festa do meu pequeno Lorenzo e terá crepe...rs

Saudades miga...passa lá no blog...bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Bárbara eu adoro isso !!!!
Mas não tenho o aparelhinho pequeno é fácil de adquirir???
bjs
Maura

Josi Araujo disse...

Olá.. vc passou acima duas receitas, com diferença de alguns ingredientes, qual é a real diferença entre elas? E o rendimento é para crepes no palito, tamanho padrão?
Agradeço desde já.

Anônimo disse...

Báh,estava a procurade uma receita desta, tenho uma maquina só que estei duas massa e não deu certo dora em baixo e na parte de cima não, e o palito não fica bem fixo.
é uma maquina antiga o seletor de temperatura, tem varias posições que se confundem.
mas valeu pela postagem entra no meu blog
abraços

Lucimary disse...

Gostaria de receber a receita reduzida de crepe no palito para fazer em casa... Obrigada!!!

leinha disse...

vc poderia me passar uma receita mas reduzida pra mim fazer em casa para 10 pessoas obrigada

Anônimo disse...

ora pessoal, pra reduzir, é só dividir a receita! dã! em 2 ou 3 ou 4 partes, sei lá.

Parabéns Bárbara, pelo blog! excelente!

Anônimo disse...

OLÁ MEUS PARABÉNS PELA RECEITA.
ESSE FERMENTO QUE COLOCA É O DE PÃO OU AQUELE DE BOLO?

Aromadoce disse...

Oi, pessoal, o fermento que se usa é o que se usa em bolo

luciane disse...

OLá... Sou de Saquarema e já morei ai! AMO MARICÁ! queria saber a quantidade pra massa reduzida de uns 10 crepes pq tenho a sanduicheiras para crepes.
luciane. meu email é estacaodapizza1@hotmail.com

Josiane disse...

OLÁ BOA TARDE!GOSTARIA DE SABER A QUANTIDADE REDUZIDA PRA FAZER CREPES EM CASA,MAIS A DA RECEITA ORIGINAL Q É FEITA PRA VENDER!PRA UNS 15 CREPES MAIS OU MENOS QTO DE CADA INGREDIENTE USO?OBRIGADO BJS

Jéssica Luana disse...

Eu gostaria de saber como faço pra limpar a maquina de crepe depois do uso??? beijos

Eliane Brito disse...

Boa tarde!!
eu sou vendedora de crepe suiço, e gostaria que você me desse algumas dicas. Tenho uma receita que me passaram que coloca manteiga da terra, e a massa não fica muito crocante, eu queria saber se é correto colocar essa manteiga??
gostaria que os meus crepes fiquem crocantes. Obrigada

Aromadoce disse...

Olá pessoal, descobri esta receita, esta semana, eu mesma não fiz ainda, mas quem já fez gostou muito, acho que vale a pena experimentar!!!


# 2 copos de leite
# 1 colher de sopa de margarina
# 2 copos de farinha de trigo
# 1 1/2 colheres de amido de milho
# 1 colher de fermento de pão

Bata tudo no liquidificador e deixe descansar 15 minutos antes de usar. Bjjjjjjssssss
# 1/2 colher de queijo parmesão ralado
# 1/2 colher de sobremesa de sal
# 1 ovo inteiro

Anônimo disse...

olá gostaria de saber o porque que a minha crepeira em 210° queima muito ràpido os crepes não da tempo nem de colocar a massa de cima e gostaria de saber a consistência da massa. Gostaria que você me desse algumas dicas pois é a primeira vez que trabalho com esse tipo de negócio e ainda não consegui acertar com a massa . Desde já agradeço!

jaqueline disse...

Bom dia adorei todas as suas dicas, fantasticas, estou desempregada e quero investir em algo que nao me custe muito e q tenha um bom lucro, por isso escolhi o crepe peço que me ajude me passando a receita da massa reduzida e me indicando uma maquina de crepe no palito com 12.Se for possível me passe por email desde já lhe agradeço. Abraços. jgsilv@bol.com.br

Anônimo disse...

Oiiie . E queria sua ajuda. Eu preciso da receita da massa de crepe no palito, e também a quantidade de queijo e salsicha para fazer aproximadamente uns 50 crepes ! por favor eu espero a resposta até amnha!
Obrigada desde de jáa!

jacque tomelin disse...

olá pessoal,fiz o aniverssário da minha irmã no fim de semana,com um festival de crepes foi o maximo.

Renata Silva Gilio disse...

ola, gostaria de tirar uma duvida;
como faço crepe de frango no palito? tenho ki colocar o frango no palito? de que jeito? se for possivel me explique.

Anônimo disse...

Olá Bárbara gostaria de saber se é preciso passar alguma coisa nas cavidades da máquina antes de colocar a massa??? desde já te agradeço por tua atenção e peço que me mande a resposta pelo meu e-mail:
silvanadiasdasilva@hotmail.com.
Obrigada e um Feliz Ano Novo para vc bjinhos Silvana.

Alessandra disse...

olá gostaria da receita de crepes reduzida pode ser a receita 1 ou a 2.
Obrigada, Alessandra

Anônimo disse...

oi Barbara meu nome e fabiana ,minha mae mora em pernambuco e comprou a maquina de crepes ,so que toda vez que ela vai fazer os crepes grudam na forma ela faz a receita direitinho , o que aconteçe por favor me mande um email para fabianasilva2001@hotmail.com obrigada

Amanda disse...

Oi Barbara eu queria saber qual é o tempero que se coloca quando o crepe ja esta na chapa,ele parece ser oregano com alguma coisa,gostaria de saber o nome e quais os tipos de lojas que vende esse tipo de tempero.obrigada
Amanda.

AMANDA disse...

Oi SO EU NOVAMENTE SO PRA DEIXAR MEU EMAIL SE PODER ME MANDAR POR EMAIL.
AMANDASOARESDASILVA@YAHOO.COM.BR

Anônimo disse...

quero abrir um negocio de crepe na minha cidade, so que os lugares que vendem crepe tem de acompanhamento um molho. gostaria de saber se vocë sabe de alguma receita para mim fornercer alguma receita:
gui_hta22k@hotmail.com
bjos

Priscila disse...

Olá Bárbara minha pergunta é o seguinte como faço para que os crepes não grudem pois sigo correntamente a receita. Aguardo sua resposta muito obrigado.

Anônimo disse...

Barbara, Ola!!! Gostaria da receita para crepe no palito para a forma de dois crepes no fogao para uns 10 crepes. Valeu!!! Sara.
Sarapassos@ig.com.br

Anônimo disse...

qual a receita para maquina de 3 crepes??/

imm20041@hotmail.com

Danielle disse...

Ola Bárbara, bom vi a sua receita de crepe e gostei queria muito fazer para experimentar e saber se vc poderia me fornercer a receita reduzida?
Obrigada
Danielle
danielle.akemi@hotmail.com

Doce Travessuras disse...

Boa tarde...quero abrir uma creperia aqui na minha cidade e estou pesquisando sobre o assunto, então gostaria de saber qual máquina de crepe é melhor a gás ou elétrica, e se consigo fazer os crepes na maquina e retirar sem por os palitinhos?

Celina Silva disse...

BOM DIA, BARBARA, QUERO SABER QUANTO TEMPO DURA A MASSA QUE VC PASSOU A RECEITA, QDO FAÇO NO OUTRO DIA A MASSA ESTA ESCURA, PQ, E O FERMENTO?
SERA QUE EXISTE ALGUMA RECEITA QUE TENHA UMA MAIOR DURABILIDADE?
MEU EMAIL celinasoaressilva@yahoo.com.br
Obrigada
BJS
CELINA

VERA disse...

Ola boa tarde amei suas dicas...estou desempregada e tenho um bebezinho por isso estou a procurar de algo que possa me da uma renda e amei ideia dos crepes se vc puder mandar pra me a indicaçao de algumas maquinas para eu começar imediatamente porvavor envia para veveustar@yahoo.com.br desde ja agradeço.ABRAÇOS..

Anônimo disse...

Oi. Você poderia me passar a receita do crepe no palitinho para uma quantidade menor? Uns 4 litros mais ou menos.
Obrigada

Meu e-mail: lucianaas30@hotmail.com

Atenciosamente,
Luciana.
;)

Aline Mariano disse...

Ela é divina. Faço sempre ela!

Anônimo disse...

Bom dia. Alguem sabe dizer se essa receita é pra massa crocante? ? Bárbara como faço para o crepe ficar saquinho com a massa durinha ?? Ja oivi dizer qe na máquina doméstica nao ficara devido a temperatura qe não é tao alta como a máquina industrial mas tens algima dica pra me dar pra qe fiqe durinha??
Marifrazan@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

ola boa tarde ! gostaria q vc me pacasse a receita de crep pra maquina de 6 crep brigada o meu e-meil é marycate147@hotmail.com